Alexandre Reis e Silva - angiologia e cirurgia vascular

A Circulação

Home / A Circulação


A circulação do corpo humano depende, primeiramente, de uma bomba impulsora chamada coração.
Ele consegue empurrar o sangue para os órgãos e membros, mas não é capaz de trazê-lo de volta. Para isso, existem mecanismos e vasos sanguíneos que tornam nossa circulação viável e constante.

Circulação Arterial

O coração bombeia o sangue para todos os órgãos do nosso corpo através de vasos sanguíneos chamados artérias. As artérias são como canos fortes e elásticos que suportam a pressão arterial. Pela elasticidade desses vasos podemos palpar os pulsos.

Circulação Venosa

O sangue que foi levado aos órgãos, tecidos e membros retorna ao coração através das veias.
Nos membros inferiores, como estão abaixo do coração, esse retorno é feito com ajuda de vários mecanismos que envolvem as próprias veias, os músculos e o bom movimento das articulações. As veias são diferentes das artérias e possuem, no seu interior, vávulas, que permitem o fluxo unidirecional do sangue. No caso dos membros inferiroes, de baixo para cima.

Circulação Linfática

Existem inúmeros e finos vasos distribuídos por todo o corpo chamados vasos linfáticos. São tão finos quanto fios de cabelo e são responsáveis pela drenagem da linfa. De forma simples, podemos dizer que a linfa é a “‘água” que sobra da circulação venosa. Os linfáticos se agrupam e formam os linfonodos, que ajudam na defesa de doenças infecciosas, neoplasias e outras.